O mercado de sindicância profissional se torna cada vez mais relevante – todos nós sabemos já sabemos – e com isso a possibilidade de uma gestão mais eficiente e com melhores práticas de mercado. Desde um planejamento financeiro mais elaborado, passando pela adoção de programas para manutenções, reduções de custos em diversos aspectos, implementação de novas tecnologias, etc.

Mas nem tudo são flores… Estas melhorias só são possíveis quando o síndico tem empresas parceiras ao seu lado – entenda parceria como uma empresa comprometida em resolver o problema real do cliente (incluindo síndico, zelador, conselheiros e moradores em geral) e que seja especializada em sua determinada área de atuação.

Uma das dificuldades é justamente esta. Infelizmente não faltam oportunistas que criam CNPJs de X, Y e Z segmentos, e só pensam em você até fechar o contrato. O que mais tem é preço bom e serviço meia-boca, aquém das expectativas de todos os envolvidos.

Não existe empresa comprando de empresa. Empresas não vendem, não compram, empresas não se relacionam. O que existem são PESSOAS, sempre será assim. Pessoas que se se conhecem, conversam, entendem uma a necessidade da outra e fazem o melhor para ambas obterem vantagem. Compradores que pisam em fornecedores, vendedores que enganam seus clientes, deixamos que a natureza cuide. Estes estão com os dias contados.

A partir desta verdade percebi que podia contribuir mais fazer a minha parte dentro do segmento em que atuamos: um Guia de Contratação para Tratamento de Fachadas que possuem inúmeras particularidades e precisam ser verificadas pelo contratante independente das circunstâncias, ainda mais considerando todas as responsabilidades que o síndico carrega ao fechar um negócio de valor tão expressivo e que deve obrigatoriamente gerar retorno positivo para o condomínio. Por ser um serviço que acontece com baixa frequência (no mínimo a cada 5 anos), esses detalhes muitas vezes deixam de ser solicitados… muito por falta de aprofundamento no assunto, afinal é quase impossível dominar todas as questões administrativas de um empreendimento, o que normalmente resulta em uma análise baseada em preços, sem filtro inicial das propostas, colocando em risco até mesmo a vida de pessoas.

Abaixo, temos o sumário de alguns itens que julguei serem ESSENCIAIS, ou seja, as obrigatoriedades que todas empresas devem apresentar aos condomínios, demonstrando capacidade de atuar obedecendo os termos legais de trabalho. Sempre na intenção de eximir ao máximo o síndico de problemas que venham a ocorrer antes, durante e após a execução.

  • Comprovação de vínculo empregatício dos colaboradores
  • Certificados NR35 – Treinamento para Trabalhos em altura
  • Apólice Seguro de Vida dos Funcionários
  • Programa de Controle Médio de Saúde Ocupacional – NR7
  • Programa de Prevenção Riscos Ambientais – NR9
  • Análise Preliminar de Risco, realizado por técnico de segurança
  • Registro da empresa no CREA junto da emissão de ART
  • Utilização de EPI’s conforme – NR6
  • Comprovações de Regularidade Fiscal
  • Seguro de Responsabilidade Civil Contra Danos Materiais em Locais de Terceiros

Sem essa lista completa, o prosseguimento da empresa no processo de seleção deve ser paralisado até que o fornecedor apresente tais comprovações que o façam continuar.

Além disso é claro que existem DIFERENCIAIS, que devem ser colocados na balança. Afinal, são nos detalhes que a valorização acontece e também as dores de cabeça são evitadas. Momentos de reforma não devem mais ser sinônimo de preocupação. Este é um paradigma que precisa urgentemente ser quebrado.

Para quem quiser conhecer na íntegra o nosso guia, entre em contato via mensagem ou WhatsApp. Será um prazer ajudá-los com isso. Como sempre falo: “Perder uma concorrência não tem nenhum problema. Difícil é perder para quem não está fazendo nada de diferente.”

Gustavo Marques faz parte da Marfan Empreendimentos. Empresa especializada em ajudar síndicos engajados em sua missão, por meio de reformas de fachadas e melhorias de revestimentos, com apoio total do começo ao fim do processo.

Contatos: (11) 94600-1991 ou gustavo@marfanempreendimentos.com.br