Impermeabilizante para fachada de condomínio

Publicado por Marfan Empreendimentos em

Impermeabilizante para fachada de condomínio, como funciona? Qual a opção ideal? Retire todas as suas dúvidas sobre o assunto, ao longo deste conteúdo.

O exterior do seu prédio fornece um componente estético, mas também serve como a primeira linha de defesa contra o ataque constante das intempéries.

À medida que chuva, vento e outros eventos climáticos atingem a fachada do seu edifício, moléculas de água podem eventualmente começar a se infiltrar através de poros e fissuras, causando problemas indesejáveis, dentre eles, bolor nas paredes, descascamento na pintura, defeitos no gesso, e infiltração.

A água é uma força poderosa da natureza que não vai parar até que penetre cada pequena fissura que está em seu caminho. 

Portanto, fornecer proteção completa via impermeabilização de fachadas é a solução para que sejam mantidas as boas condições e a beleza do seu prédio, seja ele residencial ou comercial.

Impermeabilizante rigído e flexível

Existem diversos tipos de impermeabilizantes no mercado, eles se dividem entre rígidos e flexíveis.

Impermeabilizantes rígidos: Os impermeabilizantes rígidos são aqueles vendidos como argamassas industrializadas, produtos bicomponentes ou aditivos químicos para o concreto.

O seu uso é mais indicado para estruturas que não costumam ser submetidas a movimentações constantes e vibrações.

Esse tipo de impermeabilizante é mais utilizado em ambientes internos, ou seja, onde não há contato direto com o sol e problemas relacionados à dilatação térmica.

Impermeabilizante flexível: Por sua vez, os impermeabilizantes flexíveis são aqueles que formam uma membrana protetora, garantindo a estanqueidade das estruturas.

Devido a sua resistência a dilatação térmica, essa é a opção ideal em impermeabilizante para fachada de condomínio, sendo também utilizado em outras áreas externas como lajes, marquises e jardineiras.

Tipos de impermeabilizante e suas aplicações

Os impermeabilizantes rígidos e flexíveis estão disponíveis no mercado em diferentes tipos e aplicações.

Na sequência, listamos os principais tipos de impermeabilizantes, suas características e aplicações, confira:

Hidrofugantes: Repelem a água e podem ser aplicados diretamente sobre as superfícies. 

Podem ser utilizados em tijolo e concreto aparentes, cerâmica porosa, gesso, fachadas de pedra e telha cerâmica.

Argamassa Polimérica: Produto industrializado composto por cimento, aditivos, polímeros e agregados que de forma conjunta formam um revestimento impermeável.

Podem ser utilizados em fachadas, piscinas, poço de elevadores, rodapés, áreas frias (banheiros, cozinhas, áreas de serviço), subsolos, reservatórios e caixas d’água.

Emulsão Acrílica: Composta de material acrílico com elastômero, essa solução impermeabilizante forma uma membrana líquida que é aplicada a frio e moldada diretamente no local da aplicação.

Pode ser utilizado em lajes, marquises, coberturas e paredes sujeitas à ação da chuva.

Manta Asfáltica: Impermeabilizante em material pré-fabricado, composto por asfalto modificado e polímeros que oferecem alta resistência à ação da água e umidade.

Seu uso é indicado para lajes transitáveis, jardineiras, floreiras, piscinas, áreas frias, reservatórios e caixas d’água.

Emulsão Asfáltica: Impermeabilizante monocomponente que pode ser aplicado a frio por meio da pintura com demãos.

Seu uso é indicado para lajes, terraços e áreas frias.

Calafetador: Tipo de impermeabilizante utilizado para preencher juntas internas e externas.

Hidrorrepelente: Impermeabilizante capaz de tornar as superfícies repelentes à água.

Indicado para aplicação em tijolos e concreto aparentes, cerâmica porosa, fachadas de pedras e telha cerâmica.

Como podemos observar, temos vários tipos de impermeabilizantes no mercado, um deles para cada necessidade de aplicação.

Basicamente, o que determina o tipo de impermeabilizante para fachada de condomínio que será utilizado, é o tipo de material utilizado no revestimento da fachada.

Quais os principais benefícios da aplicação de impermeabilizante para fachada de condomínio?

A aplicação de impermeabilizante para fachada de condomínios pode resultar em uma série de vantagens, dentre os quais, podemos destacar:

Evita o aparecimento de patologias: A aplicação de impermeabilizante para fachada de condomínio contribui para evitar problemas relacionados à ação da água e da umidade.

Fachadas sem tratamento impermeabilizante podem apresentar uma série de problemas, como por exemplo:

  • Corrosão das armaduras de aço;
  • Desprendimento de partes do concreto;
  • Formação de manchas nas paredes;
  • Descascamento da pintura;
  • Proliferação de bolor.

Economia com reformas: A aplicação de impermeabilizante para fachada de condomínio reduz custos com a manutenção e conservação dos condomínios.

Os custos com manutenções, reparos e reformas posteriores em prédios não impermeabilizados costumam ser elevados, isso sem falar na desvalorização do condomínio e nos prejuízos a sua estética.

Preservação estética da construção: A umidade, pode gerar uma série de problemas futuros nas edificações, parte deles de ordem estética.

A umidade é capaz de danificar a pintura, revestimentos e os acabamentos, principalmente, aqueles constituídos em gesso, massa corrida e outros elementos sensíveis à umidade.

Ao danificar a pintura e os acabamentos a umidade cobra o preço pela não aplicação de tratamento impermeabilizante para fachada de condomínio.

Maior durabilidade da construção: Por fim, vale destacar que a impermeabilização pode contribuir significativamente para aumentar a durabilidade das construções.

Estruturas corretamente impermeabilizadas contam com uma camada resistente d a ação da água e da umidade, evitando o aparecimento de patologias e, portanto, contribuindo para a manutenção da aparência e maior vida útil das edificações.

Como impermeabilizar fachada de condomínio?

Se você procura uma empresa especializada na aplicação de impermeabilizante para fachada de condomínio com portfólio amplo e larga experiência no mercado, a Marfan é a solução que você procura.

Com mais de 10 anos, atuando no mercado e dezenas de projetos em impermeabilização e recuperação de fachadas entregues, a Marfan Empreendimentos pode oferecer uma série de benefícios para o seu condomínio ou prédio comercial.

Desenvolvemos soluções personalizadas em impermeabilização, pintura e restauração de fachadas em condomínios residenciais e comerciais.

Os serviços são acompanhados por engenheiros registrados no CREA e executados por profissionais altamente capacitados e habilitados para trabalho em altura com o uso de equipamentos de segurança.

Conheça nossos serviços e soluções para problemas com infiltração e umidade.

Clique aqui e entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas para saber mais!

Av. Ibirapuera, 2033, 8ª andar, conj. 81, Moema – São Paulo

Av. Pref. Carlos Ferreira Lopes, 703, Sala 1318, Mogilar – Mogi das Cruzes

11 94600-1991 / 99980-5156

contato@marfanempreendimentos.com.br

A Marfan Empreendimentos, é uma empresa registrada no CREA-SP

Open chat