Como fazer teste de percussão em fachada

Publicado por Marfan Empreendimentos em

De execução simples, o teste de percussão em fachada possui grande importância para a detecção de patologias relacionadas a problemas de fixação de revestimentos em fachadas.

Apesar de ser considerado um teste de execução simples, o ensaio de percussão em fachadas conta com diversos benefícios e precisa ser realizado periodicamente, visando à segurança de todos e as condições de uso das edificações.

Importância do ensaio de percussão

De acordo com a NBR 13.755:2017 as placas cerâmicas devem estar aderidas ao substrato. 

A norma ainda estabelece que sempre que a fiscalização julgar necessário, deve ser feita a verificação da aderência dos revestimentos.

No entanto, é importante destacar que não se deve aguardar uma fiscalização para providenciar a execução de teste de percussão.

Vale lembrar que o artigo 1.348 do Código Civil estabelece como responsabilidade do síndico a conservação do condomínio:

“V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;”

Portanto, contrate uma empresa especializada e realize periodicamente testes de percussão na fachada do seu edifício e condomínio.

Como funciona o teste de percussão

O teste de percussão é um ensaio que tem por objetivo identificar problemas de aderência entre o revestimento e a argamassa ou entre a argamassa e a parede de suporte.

Realizado por profissionais devidamente capacitados e habilitados para trabalho em altura, o teste de percussão permite a identificação de pontos das fachadas que apresentam som cavo. 

Uma vez identificados pontos com som cavo, temos um problema de aderência detectado. 

Identificados os pontos com falha na aderência, será necessário remover e reaplicar o revestimento, para correção da patologia.

Principais vantagens do teste de percussão em fachada

A realização de testes periódicos de percussão oferece diversos benefícios para os edifícios, seus proprietários e moradores.

Dentre os principais benefícios do teste de percussão, podemos destacar:

  • Prevenção de acidentes relacionados ao desprendimento de placas;
  • Preservação da vida útil e aparência das fachadas;
  • Prevenção de problemas com infiltração, trincas e rachaduras;
  • Redução de custos com o reparo das fachadas.

Onde encontrar empresa para teste de percussão em fachada

Procurando uma empresa especializada e registrada no CREA para realização de teste de percussão em fachada? Conheça a Marfan Empreendimentos.

Com mais de 10 anos de atuação no mercado e um portfólio completo de serviços, a Marfan realiza testes de percussão em fachada, apresenta soluções e realiza serviços completos de restauração em fachadas.

Vale lembrar que não basta encontrar os pontos da fachada para reparo, mas garantir que o reparo seja efetivo e duradouro.

É preciso destacar que boa parte das patologias identificadas durante o teste de percussão estão relacionadas a falhas na execução dos serviços de assentamento do revestimento, dentre os quais, podemos destacar:

  • Falhas durante o preparo da argamassa;
  • Utilização de argamassa de baixa qualidade ou fora das especificações do fabricante;
  • Aplicação de pressão inadequada no assentamento do revestimento.

Além dos itens citados acima, outras causas podem ser identificadas, dentre elas:

  • Inexistência ou deterioração das juntas de movimentação;
  • Problemas ocasionados por infiltração.

Conte com quem entende do assunto, clique aqui para entrar em contato com a Marfan Empreendimentos.

Open chat