Como tratar fissuras na parede?

Publicado por Marfan Empreendimentos em

Como tratar fissuras na parede? Existe solução para esse tipo de patologia nas construções? 

Neste conteúdo, vamos realizar um amplo estudo sobre fissuras em fachadas de alvenaria, incluindo os tipos de fissuras e soluções para o problema.

Seu prédio enfrenta problemas com fissuras nas fachadas? Vamos ajudar você a resolver esse problema.

O que são e como tratar fissuras na parede?

As alvenarias de vedação possuem relevante importância para os edifícios, pois têm a função de dividir e proteger ambientes das intempéries, dentre elas a chuva.

No entanto, na presença de fissuras, as paredes acabam perdendo a sua eficácia de proteção, permitindo a infiltração da água, além de causar desconforto visual e desvalorização do imóvel.

Infelizmente, é preciso reconhecer que a fissura é uma patologia recorrente nas construções, afetando tanto os aspectos estéticos quanto os funcionais de uma edificação.

Fissuras na parede e fachadas, podem permitir a infiltração da água da chuva e a passagem de poeira, luz, insetos, dentre outros agentes, o que pode alterar, de maneira significativa, a resistência e durabilidade das estruturas, além de causar desconforto estético.

A fissura é uma manifestação patológica decorrente de esforços excessivos sobre a alvenaria, fato que resulta em aberturas lineares até a ordem de 0,5 mm de largura, que podem interferir nas suas características estéticas, funcionais ou estruturais. 

São consideradas fissuras as aberturas em paredes e lajes com até 0,5 mm de espessura, acima desse valor, temos as trincas e as rachaduras.

O surgimento de fissuras pode estar relacionado a diferentes causas, sendo possível que elas tenham origem no próprio revestimento ou na base onde ele foi aplicado.

Sendo assim, a depender da origem da patologia, diferentes tratamentos de recuperação podem ser adotados, o que justifica a necessidade de contratação de pessoal técnico especializado em como tratar fissuras na parede.

Tipos de fissuras nas paredes de prédios

Antes de apresentar soluções e pensar em alternativas sobre como tratar fissuras na parede, é muito importante conhecer os seus principais tipos, dentre eles:

Fissuras com origem no revestimento de argamassa: as fissuras com origem no revestimento de argamassa são bastante comuns nos edifícios brasileiros.

Esse tipo de fissura costuma aparecer na forma de mapa, fissurando grandes áreas das paredes e fachadas, prejudicando aspectos importantes dos revestimentos, como a estanqueidade, a durabilidade, integridade e aderência à base.

Fissuras com origem na alvenaria de vedação: Uma parcela significativa das fissuras no revestimento ocorrem em função da deformação da alvenaria de vedação.

Por sua vez, as fissuras nas alvenarias de vedação, ou seja, nas paredes, podem ser resultantes e indicativos de diversos problemas, dentre eles:

  • Recalque de fundação;
  • Sobrecarga de carregamento de compressão;
  • Variação térmica;
  • Retração;
  • Movimentação higroscópica;
  • Reações químicas.

Sendo assim, apenas um engenheiro habilitado poderá definir as causas do aparecimento e como tratar fissuras na parede.

Classificação das fissuras

Classificar as fissuras de acordo com parâmetros como abertura, atividade, e direção, é uma etapa muito importante no processo de recuperação de fachadas, pois auxilia na investigação de suas causas. 

Classificação das fissuras quanto a abertura: Às aberturas são classificadas de acordo com sua espessura em fissura, trinca, rachadura, fenda ou brecha.

  • Fissura: Até 0,5mm
  • Trinca: De 0,5mm a 1,5mm
  • Rachadura: De 1,5mm a 5,0mm
  • Fenda: de 5,0mm a 10,0mm
  • Brecha: Acima de 10mm

Classificação das fissuras de acordo com a atividade: A classificação das fissuras segundo a sua atividade é de grande valia para escolha do sistema de recuperação de fachada mais adequado.

Podemos classificar as fissuras de acordo com a sua atividade da seguinte forma:

  • Ativas: fissuras que apresentam variações de abertura ao longo do tempo.
  • Estabilizadas ou inativas: fissuras que não apresentam variações de abertura ao longo do tempo. 

Classificação das fissuras de acordo com a direção: Segundo a sua direção as fissuras podem ser classificadas em:

  • Vertical;
  • Horizontal;
  • Denteada;
  • Diagonal ou em degraus. 

Como tratar fissuras nas paredes e fachadas [Passo a Passo]

Os sistemas de tratamento para fissuras nas paredes devem levar em consideração vários fatores. 

A escolha da forma de recuperação é determinante para a não reincidência da fissura, após o tratamento de recuperação.

Dentre os tipos de tratamento para fissuras nas paredes, o mais comum é composto pelas seguintes etapas:

1.Abertura da fissura em forma de “v”. Este sulco pode ser feito por meio do auxílio de abridor de fissuras comumente chamada de “abre trincas” e a suas dimensões são feitas de acordo com a especificação do fabricante do selante acrílico que preencherá o sulco;

2.Limpeza do sulco e aplicação de fundo preparador, de acordo com a orientação do fabricante do material utilizado para preenchimento.

3.Preenchimento do sulco com material flexível, como o selante acrílico, massa PVA ou acrílica aditivada com resina, em duas demãos. Isso permite que a movimentação da fissura não seja percebida no acabamento final;

4.Aplicar 02 demãos de tinta acrílica sobre o local da fissura, sobre o selante acrílico, esperando intervalo de 06 horas entre as demãos.

5.Realizar o acabamento final. 

Empresa para tratamento de fissuras nas paredes e fachadas

Procurando uma empresa especializada para tratar fissuras nas paredes e fachadas? Conheça a Marfan Empreendimentos.

São mais de 10 anos de experiência no mercado e resultados comprovados. Sendo assim, a  Marfan Empreendimentos é referência quando o assunto é tratar fissuras na parede.

Com autorização do CREA e profissionais altamente capacitados a Marfan oferece uma série de serviços para recuperação e valorização de prédios residenciais e comerciais, dentre os quais, podemos destacar:

  • Tratamento e recuperação de fachadas;
  • Pintura e impermeabilização de fachadas;
  • Impermeabilização de lajes e jardins com manta líquida;
  • Identificação e solução de patologias em fachadas;
  • Laudos, análises e serviços de engenharia;
  • Testes de percussão e arranque;
  • Verificação de falhas no padrão construtivo;
  • Instalação de pontos de ancoragem;
  • Pintura de gradis, madeiramentos, quadras, halls, portões áreas internas e externas;
  • Dentre outros serviços em manutenção predial.

Conte com o apoio de quem realmente entende do assunto e fique livre das fissuras nas paredes e fachadas, entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.

Av. Ibirapuera, 2033, 8ª andar, conj. 81, Moema – São Paulo

Av. Pref. Carlos Ferreira Lopes, 703, Sala 1318, Mogilar – Mogi das Cruzes

11 94600-1991 / 99980-5156

contato@marfanempreendimentos.com.br

EMPRESA REGISTRADA NO CREA-SP SOB O Nº 2165522

Categorias: Dúvidas

Open chat