Para que um edifício esteja sempre acompanhando a modernidade e proporcione a qualidade e praticidade que seus moradores necessitam, a manutenção predial é um dos itens mais importantes.
Todo imóvel necessita de manutenções, porém, tratando-se de prédios, essa manutenção se faz ainda mais importante. Um ambiente com grande número de pessoas frequentando sempre as mesmas áreas do prédio demanda maior intensidade nos cuidados.
Preservar um edifício não é tão simples quanto parece, e para isso, a manutenção predial é fundamental. Afinal de contas, o que seria a manutenção predial e como funciona? Se essa também é sua dúvida, este artigo foi feito para você!
Confira abaixo o que está por vir ao longo de sua leitura:
- O que é e como funciona;
- Acessórios indispensáveis para uma manutenção predial de qualidade;
- Compressores de Ar;
- Plataformas Elevatórias;
- Equipamentos de Limpeza;
- Ferramentas Elétricas;
- Andaimes e Escoramento Metálico;
- Tipos de manutenções prediais;
- Manutenção Preventiva;
- Manutenção Corretiva;
- Manutenção Preditiva.
O que é e como funciona
A Manutenção Predial consiste na junção de práticas fundamentais para que a vida útil de um edifício seja mantida. O objetivo desse tipo de manutenção é garantir mais segurança e qualidade no ambiente.
Essas práticas incluem, por exemplo, inovações na parte elétrica e a troca de pastilhas do revestimento da fachada. Para que seja elaborada com a devida qualidade, esse tipo de manutenção depende de profissionais técnicos, moradores do edifício e os síndicos.
Hoje em dia é possível que um síndico ou proprietário faça a contratação de empresas que atuam tomando conta dessa manutenção, seja oferecendo ou terceirizando as atividades diárias estabelecidas no plano.
Além disso, existem construtoras que ofertam essa manutenção como um serviço pós-venda.
Há também alguns síndicos que ficam responsáveis por coordenar o planejamento de manutenção predial, que atuam contratando empresas próprias para uma necessidade específica no prédio, seja para uma emergência ou parte da rotina de manutenção.
Acessórios indispensáveis para uma manutenção predial de qualidade
E é claro que, para garantir uma manutenção segura e de qualidade, é necessário contar com as ferramentas específicas para trabalhar, afinal, o resultado depende de uma boa mão de obra e equipamentos modernos, em boas condições.
Pensando nisso, trouxemos aqui as principais ferramentas para uma excelente manutenção predial. Veja nos tópicos abaixo quais são!
Compressores de Ar
O compressor de ar é uma ferramenta com capacidade para gerar ar comprimido de maneira contínua, possibilitando que os aparelhos funcionem corretamente e exerçam suas funções no projeto.
É uma ferramenta de suma importância quando o assunto é a execução de trabalhos de alvenaria, asfalto, demolição, jateamento e perfurações de rochas, sem mencionar as variadas aplicações industriais.
Plataformas Elevatórias
Esse equipamento é perfeito para quem busca agilidade nos trabalhos realizados em altura, já que proporciona segurança e praticidade para esse tipo de serviço.
As plataformas elevatórias são bastante usadas na realização de serviços de limpeza de fachadas e reparação. Existem diversos modelos, por exemplo, a plataforma tesoura, plataforma veicular plataforma articulada e a plataforma mastro.
Equipamentos de Limpeza
Esses equipamentos são fundamentais para a realização de serviços, como:
- Secagem e enceramento de pisos;
- Cuidados com jardins e canteiro de flores;
- Lavagem de fachadas, piscinas máquinas e outras superfícies;
- Corte de grama;
- Remoção de óleo, graxa e demais sujeiras;
- Remoção de ervas-daninhas.
Portanto, a locação de equipamentos de limpeza e paisagismo é fundamental para os serviços de manutenção predial.
Ferramentas Elétricas
Falando em ferramentas elétricas, não podemos deixar de ressaltar que, geralmente, a locação desses equipamentos é financeiramente mais vantajosa que a compra.
Neste tópico estamos falando sobre um grande conjunto de produtos, sendo eles:
- Furadeiras;
- Serras;
- Esmerilhadeiras;
- Rompedores;
- Marteletes;
- Lixadeiras.
Esses equipamentos possuem capacidade para servir funilarias, oficinas, indústrias, carpintarias, uso doméstico e são indispensáveis quando o assunto é manutenção predial.
Andaimes e Escoramento Metálico
Os andaimes e escoramento metálico são ferramentas voltadas para diversos trabalhos em altura, por exemplo, no caso de instalações e pinturas. São utilizados em ambientes internos ou externos e possibilitam que os profissionais atuem em sua rotina com segurança e versatilidade.
O escoramento metálico é a ferramenta perfeita para garantir mais eficácia ao projeto. São bastante fáceis de serem manuseados e seu uso é voltado para a realização de escoramento provisório de lajes e vigas.
Tipos de manutenções prediais
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva, como o próprio nome diz, consiste em evitar que futuros problemas aconteçam. Essa estratégia consiste em:
- Analisar as instalações elétricas e hidráulicas;
- Limpar e pintar as fachadas, visando evitar infiltrações;
- Trocar os selantes das juntas de dilatação;
- Prestar atenção na integridade do revestimento da fachada;
- Analisar os equipamentos, sistemas de segurança e áreas comuns;
- Inspecionar os elevadores, instalações de gás e verificar se a cobertura está íntegra.
Esse tipo de manutenção é uma das mais importantes, já que, como diz o ditado: “Melhor prevenir do que remediar”, porém, infelizmente o que mais ocorre é aguardar que o problema ocorra para que seja resolvido.
Manutenção Corretiva
Essa manutenção ocorre quando o problema já surgiu, ou seja, quando não há presença da manutenção preventiva.
Na maioria dos casos, a manutenção corretiva é necessária quando há necessidade de:
- Corrigir vazamento de água;
- Corrigir trincos e fissuras ao longo da estrutura;
- Impermeabilizar quando há infiltrações;
- Trocar peças em equipamentos que pararam de funcionar.
Manutenção Preditiva
Já a manutenção preditiva é uma espécie de junção dos dois tipos de manutenções citadas anteriormente. Nesse caso, a manutenção se baseia no acompanhamento de dados para uma análise completa do estado do ambiente e equipamentos.
Esse acompanhamento é realizado com câmeras termográficas, técnicas de ultrassom e teste de análise de vibração.
É de extrema importância ressaltar que, em relação a manutenção predial, no geral, é fundamental que os moradores do edifício possuam ciência da maneira adequada de utilizar alguns equipamentos, instalações e áreas.
Na maioria dos casos o desgaste está ligado ao uso inadequado de algumas instalações. Portanto, estar sempre conscientizando e ensinando a forma correta de lidar com algumas áreas do prédio é importante para preservar o espaço e conservar os equipamentos.
Se este conteúdo foi útil para tirar todas as suas dúvidas relacionadas à manutenção predial, não deixe de compartilhar este artigo em seus grupos, para que mais pessoas tenham acesso à informação!
Além disso, que tal visitar nosso site para encontrar outros temas como esse, que certamente serão esclarecedores e irão tirar diversas de suas dúvidas? Esperamos por você!