Tintas Elastoméricas: Características e quando usar

Publicado por Marfan Empreendimentos em

O que são tintas elastoméricas? Por que utilizar tintas elastoméricas para a pintura de fachadas e ambientes externos? Quais são as suas principais vantagens e aplicações?

Neste conteúdo, a Marfan Empreendimentos apresenta uma série de detalhes a respeito das tintas elastoméricas, um dos produtos que utilizamos para garantir a qualidade e a durabilidade dos nossos serviços em pintura e revitalização de fachadas.

Deseja saber mais sobre as tintas elastoméricas e descobrir porquê escolhemos utilizar esse tipo de produto em nossos projetos? Confira este conteúdo até o final.

O que são tintas elastoméricas?

As tintas elastoméricas recebem esse nome pois possuem excelente resistência e capacidade elástica, formando um verdadeiro filme protetor que acompanha os movimentos de retração e dilatação das fachadas.

O movimento de retração e dilatação em fachadas é bastante comum e ocorre em virtude da variação de temperatura e da ação constante de intempéries como sol, chuva e vento sobre as fachadas.

Em virtude da ação de intempéries, é muito importante que as fachadas recebam algumas camadas de produtos protetores, como é o caso das tintas elastoméricas, conhecidas por acompanhar a retração e dilatação das estruturas, evitando o aparecimento de fissuras e rachaduras.

Ao atuar como verdadeiros filmes protetores, as tintas elastoméricas contribuem para a conservação das fachadas e maximização da sua vida útil.

Devido às suas características, as tintas elastoméricas são indicadas para uso em áreas externas de alvenaria, gesso, tijolos à vista, telhas de fibrocimento e barro, galvanizado, alumínio e zinco, incluindo paredes e quadras poliesportivas.

Principais características e benefícios das tintas elastoméricas

Na sequência, apresentamos as principais características das tintas elastoméricas. Observe os benefícios oferecidos por esse tipo de produto:

  • Possuem alta resistência ao sol, chuva e a maresia; 
  • Contam com elevada durabilidade;
  • Formam uma membrana emborrachada que impermeabiliza as superfícies impedindo a penetração da água;
  • Evitam o aparecimento de problemas como mofo, umidade e descascamento;
  • Possuem ótima cobertura e proporcionam aparência de nova para as fachadas por muito mais tempo;
  • Contam com maior resistência aos raios UV e retardam o desbotamento da cor;
  • São tintas de fácil aplicação;
  • São autolaváveis em momentos de chuvas.

Vale destacar que as tintas elastoméricas também são recomendadas como alternativa para cobrir fissuras até 0,2 mm em fachadas.

Por sua vez, para fissuras e trincas maiores que 0,2 mm , recomenda-se o tratamento prévio das patologias para a posterior aplicação da tinta elastomérica

Após conhecer as principais características e benefícios das tintas elastoméricas, você certamente já percebeu o que nos leva a não abrir mão desse tipo de material em nossos projetos.

As tintas elastoméricas possuem importante contribuição para a qualidade no acabamento e durabilidade dos serviços em restauração e pintura de fachadas executados pela Marfan.

Tipos de tinta, composição e usos

Para efeitos de comparação e conhecimento, apresentamos na sequência, os principais tipos de tintas utilizadas na construção civil, sua composição e seus usos.

Tinta Elastomérica

Composição: Formulada à base de resina acrílica com características elásticas, pigmentos orgânicos e inorgânicos, cargas inertes, aditivos e água

Usos: Indicada para aplicação em paredes e áreas externas em constante contato com intempéries, como sol, chuva e vento, devido às suas propriedades elásticas e protetora.

Tinta Látex Acrílica 

Composição: Formulada com base na dispersão polímeros acrílicos ou estireno acrílico, cargas, aditivos, pigmentos como dióxido de titânio e/ou pigmentos coloridos.

Usos: Indicada para aplicação em superfícies internas e externas de alvenaria à base de cimento, cal, argamassa, concreto, bloco de concreto, cimento amianto, gesso e cerâmica não vitrificada.

Tinta Látex Vinílica ou PVA

Composição: Formulada com base na dispersão de polímeros vinílicos, cargas, aditivos, pigmentos como dióxido de titânio ou pigmentos coloridos.

Usos: Indicada para aplicação em superfícies internas e externas de alvenaria à base de cimento, cal, argamassa, concreto, bloco de concreto, cimento amianto, gesso e cerâmica não vitrificada.

Tinta à Óleo

Composição: Formulada à base de óleos secativos ou semi-secativos, pigmentos orgânicos e inorgânicos ativos, cargas minerais inertes, secantes organometálicos, aditivos e solventes hidrocarbonetos alifáticos.

Usos: Indicada para aplicação em superfícies metálicas ferrosas, madeira e alvenaria.

Tinta Epóxi

Composição: Formulada à base de resinas epóxi que são produtos de reação entre produtos químicos como a epiclorohidrina e o bisfenol-a.

Usos: Indicada para pinturas de equipamentos industriais, estruturas metálicas e todos os substratos. As tintas Epóxi não são indicadas para áreas externas, pois não oferecem resistência à luz solar.

Verniz Poliuretânico

Composição: Formulado à base de resina poliuretânicas, secantes, organometálicos, pigmento inorgânico, aditivos, solventes e hidrocarbonetos.

Usos: Indicado para aplicação em superfícies internas e externas de madeira ou outros substratos.

Observando a composição e as indicações de uso das principais tintas presentes no mercado, podemos concluir que tintas elastoméricas são a melhor opção para pintura de fachadas e áreas externas.

Como funciona a pintura de fachadas com tintas elastoméricas?

A pintura é um dos serviços prestados pela Marfan Empreendimentos, empresa especializada em serviços de restauração e recuperação de fachadas em edifícios residenciais e comerciais.

Para garantir a máxima eficiência do produto, os resultados esperados em termos de qualidade e aparência e sobretudo a durabilidade da pintura com tintas elastoméricas, alguns cuidados precisam ser observados, confira:

  • Todas as superfícies a serem pintadas precisam receber preparo prévio, para a remoção de partículas soltas, óleos, graxas, ceras, mofo ou qualquer outra sujidade;
  • O pó originado pelo lixamento de massa e pinturas antigas deve ser completamente removido antes da aplicação das tintas elastoméricas;
  • As tintas devem ser aplicadas em superfícies livres de trincas, fissuras e descascamento;
  • Para superfícies com excesso de sujeira, presença de mofo e algas ou degradadas pela intempérie, é necessária a lavagem prévia com hidrojato e solução de água e água sanitária em partes iguais. 

Empresa para pintura de fachadas em São Paulo e região

Procurando uma empresa especializada na recuperação e pintura de fachadas? Conheça a Marfan Empreendimentos.

A Marfan Empreendimentos conta com um time pronto para retirar todas as suas dúvidas, conhecer o seu condomínio e apresentar soluções completas para eliminar problemas com infiltrações e pinturas deterioradas pela ação do tempo.

Av. Ibirapuera, 2033, 8ª andar, conj. 81, Moema – São Paulo

Av. Pref. Carlos Ferreira Lopes, 703, Sala 1318, Mogilar – Mogi das Cruzes

11 94600-1991 / 99980-5156

contato@marfanempreendimentos.com.br

Empresa registrada no CREA-SP sob o número 2165522

Open chat