Previsão orçamentária de condomínio: Como fazer? Se você é síndico, síndica, administrador ou administradora de condomínios, precisa fazer uma previsão orçamentária, mas não sabe por onde começar, você chegou ao lugar certo.
Nesse artigo, a Marfan Empreendimentos explica em uma série de dicas, tudo o que você precisa fazer para montar uma previsão orçamentária completa e assertiva.
O que é previsão orçamentária de condomínio?
Antes de começarmos a falar sobre as dicas relacionadas a elaboração de uma previsão orçamentária de condomínio, é importante que você conheça bem a definição, ou seja, o conceito de previsão orçamentária.
A previsão orçamentária condominial é um documento ou relatório que utiliza dados financeiros do ano anterior para elaborar projeções de receitas e despesas para o próximo ano.
Na prática, trata-se de um planejamento financeiro acerca das finanças condominiais, geralmente elaborado para o período de 1 ano e apresentado em assembleia para a aprovação dos condôminos.
A previsão orçamentária deve levar em consideração todas as receitas e despesas previstas para o condomínio durante o período analisado.
Com base nas informações presentes na previsão orçamentária condominial, o responsável pela administração do condomínio e os condôminos, podem debater pontos importantes a respeito do futuro do condomínio.
Através da previsão orçamentária é possível se antecipar a um déficit futuro e prever um reajuste de condomínio ou então identificar fontes seguras de receitas e estabilidade de caixa para um investimento.
Vale destacar, que a previsão orçamentária é um documento fundamental na gestão financeira de condomínios, sendo um dever do síndico providenciar a sua elaboração.
Dicas para fazer previsão orçamentária de condomínio

Agora que você já sabe o que é uma previsão orçamentária de condomínio, podemos avançar para as dicas relacionadas a elaboração desse importante documento.
Acompanhe atentamente as dicas apresentadas na sequência desse conteúdo e elabore uma previsão orçamentária precisa do seu condomínio. Não deixe de conferir!
1.Analise o histórico de contas do condomínio
O primeiro passo ou dica para elaborar uma previsão orçamentária de condomínio assertiva, diz respeito a análise do histórico de contas do condomínio.
Sendo assim, o síndico ou responsável pela elaboração da previsão orçamentária condominial, deve realizar um levantamento de todas as despesas do condomínio nos últimos 12 ou 24 meses.
A partir dessas informações será possível determinar com precisão o volume médio de despesas mensais do condomínio e portanto elaborar uma previsão para o próximo ano, ou seja, nos próximos 12 meses.
2.Separe as despesas do condomínio por grupos e calcule suas médias
Após levantar o histórico de despesas do condomínio, separe todas as despesas por grupos, como por exemplo:
- Folha de pagamento;
- Segurança;
- manutenção de áreas comuns;
- Dedetização;
- Materiais de limpeza e escritório;
- Iluminação de áreas externas;
- Prestadores de serviços;
- Despesas bancárias;
- Tarifas públicas;
- Dentre outras despesas.
Após separar as despesas em grupos, faça um somatório das despesas com cada grupo durante 12 meses e logo em seguida divida também por 12.
Sendo assim, você terá em mãos duas informações de grande importância: a média de despesas do condomínio por grupo e também a média geral e mensal de despesas.
3.Considere os reajustes anuais
Após elaborar as médias, você tem em mãos uma previsão de despesas para o próximo ano, no entanto, é preciso levar em consideração os reajustes anuais.
Para isso, atualize os valores com base em algum indicador econômico, como por exemplo, o Índice Geral de Preços (IGP-M).
Ao realizar o reajuste através de um índice econômico, você aproximará ainda mais a previsão orçamentária de condomínio da realidade.
4.Elabore uma previsão de receitas, considerando a taxa de inadimplência
Após calcular as médias e elaborar uma previsão de despesas para o condomínio, é hora de fazer o mesmo com as receitas.
Para isso, multiplique o valor das cotas condominiais pelo número de unidades habitacionais e encontre o volume de receitas mensais do condomínio.
Considere também outras fontes de receita, caso o condomínio possua.
No entanto, lembre-se de considerar também o índice de inadimplência condominial.
Neste ponto, é importante observar se as receitas previstas serão suficientes para honrar todas as despesas também previstas, com segurança.
Caso a receita demonstre-se insuficiente, será preciso encontrar alternativas, seja através do reajuste de cotas condominiais ou então, através da redução de despesas.
Elabore uma proposta com base em números e dados concretos para apresentação e votação na assembleia condominial.
5.Considere um fundo para emergências
Por fim, considere definir um fundo de emergências para o condomínio. Em geral, os fundos de emergência são formados através do acumulado de 5% a 10% das receitas mensais do condomínio.
Esse fundo deve ficar aplicado em títulos de renda fixa que garantam boa rentabilidade e possam ser utilizados em caso de emergências ou insuficiências momentâneas de caixa.
O objetivo do fundo de emergências consiste em garantir a solidez financeira do condomínio, evitando por exemplo, a necessidade de cotas extras ou a interrupção de serviços importantes por falta de recursos financeiros.
Como aprovar a previsão orçamentária de condomínio na assembleia?

Após elaborar a previsão orçamentária do condomínio, o síndico ou síndica deverá agendar uma assembleia para apresentação da previsão aos condôminos.
Na assembleia, os condôminos podem fazer questionamentos e propor melhorias na previsão orçamentária, que por final deverá ser votada e aprovada pela maioria dos condôminos presentes.
Para obter a aprovação da previsão, apresente na assembleia o histórico de receitas e despesas do condomínio e explique os cálculos utilizados para se chegar à previsão apresentada.
O uso de gráficos e apresentações em Power Point facilitam a compreensão de todos e devem ser utilizadas.
Com a aprovação da previsão orçamentária, basta segui-la à risca para que nada fique fora do controle.
Por fim, lembre-se de prestar contas mensalmente com os condôminos através da apresentação de balancetes mensais que comprovem as receitas e despesas do condomínio.
Lembre-se de guardar todos os comprovantes de despesas e extratos bancários, além de exigir nota fiscal pelos serviços prestados.
Toda essa documentação é muito importante para comprovar a idoneidade da administração perante o conselho fiscal do condomínio e também perante aos condôminos em geral.
Estamos chegando ao final deste conteúdo, esperamos que com ele possamos contribuir para a elaboração da sua previsão orçamentária de condomínio.
Para mais dicas relacionadas a gestão condominial, continue acompanhando o nosso blog.
Você já conhece os serviços da Marfan Empreendimentos? Clique aqui e conheça o nosso portfólio completo de serviços, incluindo pintura, restauração e impermeabilização de fachadas.