Impermeabilização com argamassa polimérica

Impermeabilização com argamassa polimérica

A impermeabilização com argamassa polimérica é uma das opções oferecidas pelo mercado para a proteção e tratamento de áreas e estruturas sujeitas ao contato com a água e a umidade.

Empregada em diferentes ambientes, a argamassa polimérica é um dos impermeabilizantes de maior sucesso no mercado.

Nesse conteúdo, você conhecerá mais sobre a argamassa polimérica, incluindo áreas de aplicação, composição do produto, suas principais vantagens e um passo a passo completo para aplicação.

Deseja saber tudo sobre a impermeabilização com argamassa polimérica? Então, acompanhe esse conteúdo até o final.

O que é argamassa polimérica?

A argamassa polimérica é um impermeabilizante produzido à base de cimentos, aditivos e polímeros especiais empregado para a proteção de diferentes estruturas contra a ação da água e da umidade.

Considerado um impermeabilizante semi-flexível, a argamassa polimérica pode ser aplicada em ambientes internos e externos, pois apresenta boa resposta às dilatações térmicas das estruturas.

A argamassa polimérica é extremamente versátil e pode ser aplicada em diferentes estruturas, dentre as quais, podemos destacar:

  • Subsolos;
  • Poços de elevadores;
  • Muros de arrimo;
  • Baldrames;
  • Alicerces;
  • Pisos frios;
  • Banheiros;
  • Piscinas;
  • Lavanderias;
  • Reservatórios;
  • Paredes internas e externas.

Vale destacar que a argamassa polimérica também pode ser empregada em paredes na fase anterior ao assentamento de pisos e pastilhas cerâmicas.

Veja também: Impermeabilização de fachadas: Tudo o que você precisa saber

Como aplicar a argamassa polimérica?

Para garantir os resultados desejados, é recomendada a utilização de argamassa polimérica de boa qualidade combinada a aplicação por profissionais especializados.

Elaboramos um pequeno passo a passo para que você compreenda o procedimento de impermeabilização com argamassa polimérica, confira!

Antes de iniciar a impermeabilização com argamassa polimérica, separe os seguintes materiais:

  • Argamassa polimérica;
  • Trincha ou brocha;
  • Luva e botas de proteção;
  • Tela de Poliéster.

1º Passo: Limpeza da superfície

Antes de iniciar a aplicação do impermeabilizante polimérico, é preciso certificar-se de que a superfície de aplicação esteja limpa e livre de impurezas.

Para garantir a eficiência da impermeabilização, não deve existir partes soltas, desagregadas ou contaminadas com óleos e outros materiais.

Antes da aplicação, promova uma lavagem da superfície com escova de aço e jato d’água de alta pressão. 

Nos casos, em que forem encontradas falhas no revestimento, como por exemplo, reboco solto ou esfarelando, será necessário um tratamento prévio para correção com cimento e areia.

2º Passo: Preparação da argamassa polimérica

A argamassa polimérica é um produto composto por dois componentes: o cimento polimérico e a resina acrílica.

Para o correto preparo da massa, despeje a resina acrílica em um balde limpo e em seguida adicione o cimento polimérico aos poucos. Misture os componentes até obter uma massa homogênea. (Não adicione água).

Para garantir uma mistura perfeita, respeite o tempo de mistura e as recomendações indicadas na embalagem pelo fabricante.

Em geral, recomenda-se um tempo de mistura de 5 minutos para processos manuais e de 3 minutos para mistura mecanizada. 

Importante: Inicie a impermeabilização com argamassa polimérica imediatamente após a mistura.

3º Passo: Aplicação do impermeabilizante

Com o auxílio de uma trincha, aplique a argamassa polimérica em sentidos cruzados. Quando necessário, arredonde os cantos para que o impermeabilizante seja aplicado de forma uniforme e por toda a superfície.

Siga as recomendações do fabricante em relação ao número de demãos a serem aplicadas.

4º Passo: Tratamento de curvas e juntas

Para garantir a eficiência completa da impermeabilização, recomenda-se a aplicação de telas de poliéster em áreas críticas como curvas, juntas e rodapés.

As telas devem ser aplicadas após a 2ª demão. Em seguida, aplique a 3ª demão até cobrir completamente a tela. 

Lembre-se, a aplicação do impermeabilizante deve ser sempre em sentidos cruzados.

5º Passo: Teste de estanqueidade e revestimento

Após o tempo de cura indicado pelo fabricante, é preciso realizar um teste de estanqueidade para certificar-se quanto a eficiência da impermeabilização.

Por fim, aplique um revestimento sobre a área impermeabilizada. A argamassa polimérica possui baixa resistência mecânica, sendo extremamente importante a sua proteção com uso de revestimentos.

Principais vantagens da impermeabilização com argamassa polimérica

Confira as principais vantagens da impermeabilização com argamassa polimérica:

Alta disponibilidade no mercado: A argamassa polimérica é um produto com alta disponibilidade no mercado e que pode ser facilmente encontrado em lojas de materiais de construção.

Facilidade na execução: Por ser um produto muito conhecido no mercado, existe certa facilidade em encontrar empresas e profissionais especializados sem sua aplicação.

Baixo custo: A argamassa polimérica é capaz de cobrir grandes áreas, possui excelente rendimento e custo benefício.

Versatilidade: Classificada como um impermeabilizante semi-flexível, a argamassa polimérica pode ser empregada em diferentes áreas, incluindo ambientes internos e externos.

Veja também: Como tirar infiltração de parede

Impermeabilização de fachadas com argamassa polimérica

Considerado um produto extremamente versátil, a argamassa polimérica pode ser empregada em paredes externas, sendo uma das soluções mais utilizadas para a impermeabilização de fachadas.

O tratamento e impermeabilização de fachadas visa proteger prédios comerciais e residenciais contra patologias relacionadas à umidade e também a infiltração.

Devido a dificuldade de acesso e ao tamanho da área para aplicação, a impermeabilização de fachadas precisa ser executada por empresa especializada e profissionais treinados e certificados para trabalho em altura.

Vale destacar que a impermeabilização de fachadas garante maior vida útil para a fachada dos edifícios, boa aparência e valorização comercial.

Empresa para impermeabilização de fachadas com argamassa polimérica

Se você procura uma empresa para impermeabilização de fachadas com argamassa polimérica especializada, com portfólio amplo e larga experiência no mercado, a Marfan é a solução que você procura.

Com mais de 10 anos, atuando no mercado e dezenas de projetos em impermeabilização e recuperação de fachadas entregues, a Marfan Empreendimentos pode oferecer uma série de benefícios para o seu condomínio ou prédio comercial.

Conheça nossos serviços e soluções para problemas com infiltração e umidade.

Clique aqui e entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas para saber mais!

Av. Ibirapuera, 2033, 8ª andar, conj. 81, Moema – São Paulo

Av. Pref. Carlos Ferreira Lopes, 703, Sala 1318, Mogilar – Mogi das Cruzes

11 94600-1991 / 99980-5156

contato@marfanempreendimentos.com.br

A Marfan Empreendimentos, é uma empresa registrada no CREA-SP


Publicado

em

por

Tags: