Como tirar infiltração de parede

Publicado por Marfan Empreendimentos em

Como tirar infiltração de parede? Descubra as causas e soluções para resolver definitivamente esse tipo de problema.

Problemas com infiltrações em paredes são extremamente comuns e costumam causar muito incômodo, além de prejuízos financeiros e um resultado estético desagradável.

Apesar de ser considerado um problema comum, nem todo mundo sabe o que é preciso fazer para acabar de vez com as infiltrações.

Problemas com infiltrações? Nós podemos ajudar!

A Marfan Empreendimentos é especialista em impermeabilização predial e nesse conteúdo, apresenta uma série de dicas e informações úteis que vão acabar com suas dores de cabeça e problemas com infiltrações, não deixe de conferir!

Qual a causa da infiltração?

Antes de apresentarmos uma solução para tirar infiltração de parede, precisamos entender quais são as principais causas que resultam nesse incômodo problema.

Confira quais são as principais causas de infiltração e observe se alguns dos problemas listados podem ser encontrados no seu prédio e condomínio, veja:

Lajes não impermeabilizadas ou com falhas na impermeabilização: Problemas na impermeabilização das lajes são os maiores causadores de infiltrações em paredes.

Lajes com falha na impermeabilização ou sequer submetidas a algum tipo de tratamento impermeabilizante permitem que a água infiltre, causando manchas, problemas na pintura, bolor e umidade no teto e também na parte superior das paredes.

Além do prejuízo estético, a infiltração pode expor as armaduras de aço da laje e demais estruturas a um processo acelerado de corrosão.

Trincas e fissuras nas paredes: Trincas e fissuras nas paredes também podem favorecer o aparecimento de infiltrações ao facilitar a entrada da água das chuvas pelas pequenas falhas que se formam.

Trincas e fissuras podem ser resultado de movimentações na estrutura, qualidade dos materiais de revestimento empregados na construção ou falhas na execução do projeto.

É comum encontrar trincas e fissuras que favorecem a infiltração em regiões com quinas, como por exemplo, próximo às janelas.

Falhas de impermeabilização nas fundações: Por sua vez, as infiltrações que costumam aparecer próximo ao rodapé, são em geral, originadas em falhas na impermeabilização das fundações.

Apesar de não recomendado, algumas construtoras abrem mão do uso de impermeabilizantes como estratégias para reduzir custos de construção, aumentando a margem de lucro sobre os imóveis vendidos.

Como resultado da falsa economia, a umidade proveniente do solo começa a infiltrar pela parede, causando problemas, como bolo, infiltração, descascamento e manchas na pintura.

Tubulações danificadas: Por fim, em determinados casos, a infiltração não tem relação com a água das chuvas ou com a umidade do solo. Em paredes com tubulações hidráulicas é possível que a umidade esteja relacionada a vazamento nas conexões da tubulação.

Uma vez identificado que o vazamento tem origem em uma tubulação, é preciso providenciar o reparo das tubulações e/ou conexões danificadas antes de efetuar os devidos reparos na parede afetada.

Veja também: Principais vantagens da impermeabilização

Como tirar infiltração de parede

Como vimos no tópico anterior, existem diversos motivos que podem resultar em problemas de infiltração na parede, dentre eles:

  • Lajes não impermeabilizadas;
  • Trincas e fissuras;
  • Falhas de impermeabilização nas fundações;
  • Tubulações danificadas.

Com exceção das infiltrações causadas por tubulações danificadas, que exigem atenção de um bombeiro hidráulico, todas as outras podem ser solucionadas com a aplicação de impermeabilizantes.

Existem diversos tipos de impermeabilizantes no mercado, cada qual, desenvolvido para determinada necessidade, conheça cada um deles e descubra a opção ideal para tirar infiltração de parede.

Hidrofugantes: Impermeabilizante indicado para aplicação em tijolo e concreto aparentes, cerâmica porosa, gesso, fachadas de pedra e telha cerâmica.

Argamassa Polimérica: Impermeabilizante composto por cimento, aditivos e polímeros indicado para uso em piscinas, poço de elevadores, rodapés, áreas frias , reservatórios e paredes externas.

Emulsão Acrílica: Impermeabilizante formando uma membrana líquida que é aplicada a frio e moldada diretamente no local da aplicação, indicado para superfícies expostas, como lajes, marquises, coberturas e paredes sujeitas à ação da chuva.

Manta Asfáltica: Impermeabilizante a base de asfalto e polímero com aplicação à quente, indicado para lajes transitáveis, jardineiras, floreiras, piscinas, áreas frias, reservatórios e caixas d’água.

Emulsão Asfáltica: Impermeabilizante com base asfáltica aplicado a frio é indicado para lajes, terraços e áreas frias.

Calafetador: Impermeabilizante indicado para o preenchimento de juntas internas e externas.

Conhecer os tipos de impermeabilizantes e suas aplicações é um dos passos mais importantes para a solução definitiva de problemas com infiltração.

Na prática, quando aplicados corretamente na causa do problema, todos eles podem contribuir para tirar infiltração de parede.

Saiba mais: Tipos de impermeabilizantes e suas aplicações

Como impermeabilizar paredes externas?

Em edifícios e condomínios a impermeabilização de paredes externas deve ser realizada por profissionais capacitados e habilitados para trabalho em altura.

Para solucionar efetivamente os problemas com infiltração, um projeto de impermeabilização eficiente precisa ser dividido em diversas etapas, dentre elas:

  • Ensaios de percussão para identificar e remover partes do revestimento e reboco danificadas;
  • Tratamento de fissuras e rachaduras com aplicação de calafetador;
  • Aplicação de argamassa e aditivos impermeabilizantes;
  • Pintura da parede impermeabilizada.

Caso a infiltração tenha como uma das causas a não impermeabilização das lajes, será necessário aplicar manta ou emulsão asfáltica impermeabilizante para melhores resultados.

Saiba mais: Guia completo de impermeabilização de fachadas

A impermeabilização de paredes externas é uma excelente alternativa para solucionar e evitar o aparecimento de infiltrações, garantir a perfeita aparência estética e a valorização de prédios comerciais e residenciais.

Atuando a mais de 10 anos no mercado, a Marfan Empreendimentos conta com a credibilidade e a satisfação dos nossos clientes e um amplo portfólio de projetos executados com elevado padrão de qualidade.

A Marfan Empreendimentos pode oferecer uma série de benefícios para o seu condomínio, apresentando soluções eficientes e definitivas para problemas com infiltrações.

Clique aqui e entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas

Se preferir, visite uma das nossas unidades ou entre em contato pelos telefones abaixo:

Av. Ibirapuera, 2033, 8ª andar, conj. 81, Moema – São Paulo

Av. Pref. Carlos Ferreira Lopes, 703, Sala 1318, Mogilar – Mogi das Cruzes

11 94600-1991 / 99980-5156

contato@marfanempreendimentos.com.br

A Marfan Empreendimentos, é uma empresa registrada no CREA-SP

Open chat